segunda-feira, 24 de maio de 2021

Super Metroid: Justin Bailey - Conheça a História

 


- Justin Bailey era um programador
- Justin Bailey era uma piada interna.
- Justin Bailey referia-se à gíria britânica como "roupa de banho".


Se você jogou o shooter side-scrolling do Nintendo Entertainment System nos anos 80, é provável que você tenha
 ouvido uma dessas explicações para a senha mais infame do jogo. Entrando "Justin Bailey" e digitando mais 12 espaços em branco permitiram aos jogadores começarem o jogo com a heroína Samus Aran aparecendo em um collant ao invés de sua armadura enquanto era
 abastecida com um arsenal completo de mísseis.

Comparado com o absurdo distorcido de outras senhas, "Justin Bailey" foi domesticado. Parecia que uma pessoa real
 colocou na produção do Metroid em algum momento. 

De onde ele veio? Ele era homem ou mito? Ou foi tudo apenas um acaso muito estranho?

Embora seja impossível dizer quando os jogadores tomaram conhecimento do código pela primeira vez, as evidências
 apontam para o fato de ter recebido atenção nacional no outono de 1991. Foi quando a Nintendo Power, a revista interna da empresa, mencionou pela primeira vez o nome em um artigo.

"Guia de estratégia "retro" para o jogo de 1987 isto gerou um hype enorme para o lançamento de Metroid II para Game Boy".

Infelizmente, a Nintendo Power raramente se incomodava com as assinaturas. O mais próximo que podemos chegar ao
 crédito de um autor é George Sinfield, que trabalhou como redator e editor sênior da revista e disse que ele "provavelmente" escreveu o guia Metroid.

"Samus mostra sua identidade e aparece na ação reveladora se você conseguir terminar o jogo muito rapidamente",
 lembra ele. 

"Eu acho que é menos de uma hora. Quando você parar de jogar em qualquer ponto depois disso, o jogo irá gerar uma
 senha que permite que você comece novamente com Samus naquele estado. O fato de que 'Justin Bailey' funciona como uma senha em tudo , muito menos um que apresenta um Samus energizado, é pura coincidência e não foi colocado no jogo intencionalmente. "

Metroid foi um dos dois primeiros jogos do NES - o outro sendo Kid Icarus - que usava um sistema de senha para permitir que os jogadores retornassem a um ponto avançado no jogo. (Eles também vieram em caixas de prata para ajudar a distingui-los de outros lançamentos.) A versão japonesa do Metroid estava em um disco que permitia que as informações fossem salvas diretamente
 no armazenamento; o lançamento dos EUA, programado pela base de operações da Nintendo em Kyoto, no Japão, usou um sistema de senha que gerava frases aleatórias. "Justin Bailey", diz Sinfield, é apenas um dos muitos códigos que fizeram sentido para um humano.

Se a senha não foi colocada intencionalmente, isso significa que alguém passou por ela acidentalmente. E como ninguém
 é propenso a digitar nomes aleatórios, é possível que um Justin Bailey decidisse testar seu próprio nome como brincadeira. A última teoria sustenta: Para compor o guia de estratégia, Sinfield teria se referido a informações internas, bem como dicas enviadas pelos leitores.

"Eu escrevi a seção 'Informações Classificadas' naquela época e recebi dicas e truques de muitas fontes", disse
 Sinfield, "incluindo jogadores que nos enviaram cartas. Meu palpite é que alguém chamado Justin Bailey escreveu para a Nintendo com o código depois de inserir seu próprio nome e obtendo resultados interessantes ".

Embora não seja definitivo, pode ser a melhor explicação que teremos para o mistério de Justin Bailey: um jogador
 entediado que acidentalmente se tornou o mais famoso (e hipotético) jogador de NES de todos os tempos.


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Luke Novaes
Resenhando Com Luke®

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