sexta-feira, 7 de abril de 2023

Um novo editor de gráficos NES!

NES Assets Workshop (NAW). Um novo editor gráfico para o NES!



O NAW é uma nova ferramenta de criação de gráficos voltada especificamente para o desenvolvimento de recursos do NES. A GUI deve ser familiar para os artistas. Atualmente disponível apenas para Windows.


No NAW, a área da tela é uma emulação da imagem do NES. Ele contém todos os blocos de construção básicos: os dados CHR, nametable, paleta e sprites. O que você vê é a coisa real!


Ele permite editar as tabelas de nomes, as páginas CHR e os dados OAM, tudo usando um fluxo de trabalho muito visual. Alguns recursos interessantes incluem:


cole qualquer tipo de imagem que você copiou de um programa externo diretamente na área CHR. A cor será reduzida automaticamente, se necessário. Opcionalmente, reduza a imagem à seleção, mantendo as proporções.

carregue um arquivo tbl para atribuir blocos a chaves ou atribua-os visualmente dentro do NAW para que você possa gravar na tabela de nomes com a ferramenta de gravação.

manipular sprites. simular limite de sprite de scanline, ordenar sprites em OAM, simular cintilação.

desenhe diretamente na camada de sprites e os sprites serão criados automaticamente. ideal para criar telas estáticas (telas de título, cutscenes, etc).

exportar NROM com a imagem estática (para prova de conceito, etc)

ferramentas intuitivas de edição de imagem (tamanho do pincel, balde de tinta, linha, retângulo, troca de cores, seleção).

Está em constante desenvolvimento e também está disponível gratuitamente no itch. Doações são bem-vindas para manter o projeto vivo. https://nesrocks.itch.io/naw


Deve ser importante mencionar que ainda não abre uma ROM diretamente. Esse recurso está planejado para a edição de blocos, da mesma forma que o yy-chr funciona, no futuro.


Como uma ferramenta gráfica do NES, porém, é útil para criar novos sprites, planos de fundo e conjuntos de blocos para serem inseridos manualmente no jogo com outras ferramentas de hacking de ROM.





Ele também pode importar rapidamente um despejo de PPU retirado de Fceux ou Mesen para você editar gráficos de jogos existentes não compactados (também conhecidos como NES PPU). Pode ser necessário mexer nos registros dentro do NAW para recriar completamente a tela do jogo após importar o dump.


Você também pode importar o dump OAM do Mesen para visualizar os sprites já montados, facilitando a edição dos blocos CHR.


Para ambos os recursos, você entra no emulador, abre a ROM e joga até chegar à seção com os sprites para os quais deseja editar os tiles. Despeje a memória OAM e PPU e abra-as dentro do NAW.


Postagem no fórum


Fonte: RomHacking

Nenhum comentário:

Postar um comentário