terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Protótipo de Tarzan para SNES está disponível

 


Jogo chegou a aparecer em revistas mas foi cancelado em 1994. ROM está disponível para download.



Quase 25 anos depois, mais um título inédito de SNES foi localizado. É Tarzan: Lord of the Jungle, produzido pela Manley & Associates, desenvolvedora de Seattle depois adquirida pela EA. A publicação seria feita pela GameTek e imagens do protótipo chegaram a aparecer em revistas e eventos, mas foi cancelado.


Típico jogo de ação em side-scrolling, Tarzan mostra o personagem tentando resgatar Jane em cenários típicos do universo de Edgar Rice Burroughs. A Gametek publicou versões para Game Boy e Game Gear, mas feitos por outra empresa, a Eurocom.


O código-fonte de Tarzan estava com o programador e líder do projeto, Jim Grundell. Foi ele quem decidiu compartilhar o material através do site GamingAlexandria.


"O game era jogável, não tinha qualquer bug, mas não acho que tivesse muito conteúdo", lembrou Grundell. "Só me lembro de 2 ou 3 fases diferentes e algumas cutscenes, mas pode haver mais. Não tenho certeza se o design estava completo e só tínhamos algumas fases para trabalhar". Já o assistente de programação James Hague diz que havia muito a ser feito. "A versão curta é que tinha ótimos visuais, mas não era muito boa como jogo".


+ animação, - jogabilidade



Jim Bradrick, animador mais conhecido por seu trabalho na Humongous Entertainment, foi o diretor da animação.


"Eu estava sem emprego há algum tempo quando a Manley me contratou como artista de backgrounds", disse Bradrick. "Era estranho fazer arte pesada assim, sempre com paletas limitadas e geralmente com tiles para economizar a preciosa memória do computador."


O animador lembra que foi chamado depois que títulos como Pitfall e Jungle Book surgiram "e de repente todos queriam boas animações, e lá estava eu — um animador experiente. Então fiz toda a animação de Tarzan, como me lembro, mas ainda estava em resolução muito baixa, então sua cabeça tinha tipo oito pixels, muito abstrata; você não podia desenhar um nariz ou olhos, mas poderia sugeri-los sombreando áreas onde o nariz ou olhos deveriam estar".


Tarzan foi cancelado por várias razões, entre elas a dificuldade para ajustar a jogabilidade — era produzido sem protótipo propriamente dito, avançava "na raça". Outra é que a GameTek não gostou do personagem matando animais com uma faca. Numa das animações, Tarzan imobiliza o inimigo e crava a faca em seu peito.


"O cancelamento do jogo pode estar relacionado ao modo que o velho e bom Tarzan metodicamente abate tudo no caminho entre espécies ameaçadas", disse o artista de backgrounds Clayton Kauzlaric em seu blog em 2006. "O fato de fazer isso sequer ser divertido selou o assunto". Ainda segundo ele, "o projeto estava bem perto do fim quando foi engavetado".



Animais mortos com faca teria sido uma das causas do cancelamento do jogo. Animação foi alterada para mostrar uma "nuvem", mas não bastou.

A Manley tentou consertar mudando o enredo para animais "mágicos", cuja animação de morte foi substituída pelo desaparecimento numa nuvem de fumaça. Mas não foi o suficiente para a produtora. Tarzan foi cancelado após aparecer em alguns eventos. Uma versão para Mega Drive chegou a ser cogitada por revistas, mas nunca confirmada oficialmente.















Como baixar o jogo

Foram compartilhadas duas ROMs de Tarzan, sendo uma a partir do código original intacto, e outra com uma correção de botão. Embora o código fornecido pelo programador não fosse funcional, ele foi revisto pelo programador Rich Whitehouse e convertido nas ROMs jogáveis. O site de origem também fornece materiais como arquivos-fonte e gráficos do projeto.


Atenção aos perigos no cenário, como armadilhas no chão quase invisíveis na primeira fase. O áudio é um básico soar de tambores com flautas e instrumentos que lembram algo tribal, além de sons de animais. Nada mal para quem ficou 25 anos perdido, vale conferir.


DOWNLOAD


Fonte: Memoria Bit

Nenhum comentário:

Postar um comentário